sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Macintosh - ainda não foi dessa vez

Ontem tomei coragem e fiz uma compra na nova loja online da Apple do Brasil.
Eu já vinha namorando o Mac Mini há algum tempo. Meu amigo Marquinho vem há anos falando do Mac e tentando me convencer a comprar um, minha irmã e meu cunhado já são usuários há muito tempo, mas foram meus ex-colegas da Orga Systems que me convenceram a comprar um. Acho que a palavra e principalemnte a demonstração vinda de desenvolvedores de software foi o que me convenceu definitivamente.
Não que eu tenha qualquer aversão à Apple, muito pelo contrário.
Quando iniciei no "mundo da computação" nos idos de 1984, foi justamente com um clone brasileiro do Aplle II+. Usei por muitos anos, tive vários "Apples" fabricados no Brasil. A velha era do "computador pessoal" deixou saudades mesmo.


No mês passado tentei comprar o tal do Mac Mini, fui em vários lojas que revendem Apple aqui no Rio. O produto estava esgotado.
Não me conformei assim tão fácil.
Comecei a fazer umas contas, pesquisar passagens aéreas e descobri que sairia o mesmo preço do Brasil viajar até os Estados Unidos e comprar lá o meu Macintosh. Olhei calendário, espremi os dias, mas simplesmente não teria tempo de ir até lá.

Aí veio a Apple Store online do Brasil.
Com o site novinho, escrito em português e prometendo envio em 24 horas.
Tasquei o dedo no mouse e comprei o Mac Mini. De quebra pedi também um iPod Nano. Fiz as contas antes, claro. Saiu mais caro do que nos Estados Unidos, mas pude pagar em 12 prestações no cartão de crédito.
Isso foi ontem.

Hoje resolvi verificar o estado do meu pedido, ver se já tinham debitado no cartão, essas verificações de praxe de quem compra qualquer coisa pela internet há muito tempo, desde CDs até geladeira. Minha primeira compra pela internet foi em 1995.

Para minha surpresa me deparei com um estado do pedido muito esquisito. A previsão de entrega do Mac Mini estava marcada para dia 9 de novembro! Isso mesmo, 30 dias de prazo para entregar.
No momento do fechamento do pedido o prazo era de 3 dias úteis para Rio e São Paulo.
Bizarro?

Nem tanto. Apenas um golpe no consumidor brasileiro.
O produto estava esgotado, mas eles não iriam inaugurar a loja online sem o Mac Mini na "prateleira", então resolveram mentir um pouquinho. Vai... que mal tem enganar o otário do consumidor?

Liguei pra lá e mandei cancelar tudo. Inclusive o iPod que já tinha sido enviado.

Foi mais menos como comprar um carro com som, mas a loja entrega somente o som e diz que só vai entregar o carro daqui a um mês. E ainda tem a cara de pau de dizer que eu posso usar o som novo no meu carro velho.
Você instalaria o som no seu carro velho, quando você comprou um carro zero e um som novo? Pois é, eu também não.


O atendente fez algum esforço para evitar o cancelamento. Me deu o iWorks (software) e um bônus de R$58,00 para eu não retornar o iPod Nano. Nada feito.
Comprei uma experiência completa e não pela metade (ou nem isso).
No mês que vem, quando a Apple Brasil tiver o produto em estoque, eu tento de novo.

O mundo continua mau.

2 comentários:

Bruno disse...

O exemplo do carro e do som resume tudo :-)

Lobo disse...

Não compre. Não volte. Pela sua descrição, eles não passam de uns picaretas. Seja mau. E ainda avise aos caras sobre este post...

Abraços!