segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A vida até parece uma festa

Esse é o título do documentário sobre a carreira dos Titãs.
Resolvi comentar sobre esse filme (com muito atraso porque só assisti agora), primeiro porque gostei e segundo porque recebi alguns puxões de orelha sobre a minha pesada crítica ao álbum novo da banda. Aviso aos meus censores que se eu não tivesse gostado do documentário seria outra crítica negativa aos Titãs sem dó (nem ré, nem mi) - tô nem aí pra vocês. Abaixo a Ditadura!


Enfim, voltando ao documentário...
Para os primatas que não querem só comida, o filme agrada como resgate da história da banda, com imagens de bastidores, e principalmente como filme mesmo.
Muito bem editado e dirigido. Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves fizeram um excelente trabalho em juntar os vídeos de duas décadas de shows, entrevistas, making-offs, ensaios, apresentações em Bar Mitzvahs, enfim, um grande apanhado de tudo que rolou com a banda.
Também mostra trechos de alguns dos maiores shows dos Titãs nos anos 90 e dá um belo panorama da evolução e percalços da banda.
Há uma passagem em especial que mostra um show deles na Praça da Apoteose. Eu estava nesse show, mais especificamente na roda de pogo que se abre à direita no video.
O filme narra sem sensacionalismo a saída do Arnaldo Antunes da Banda, ilustra com sensibilidade rara a morte do Marcelo Fromer e mostra a saída do Nando Reis. Essa última sem polemizar ou se estender muito.
Mostra também o problema vascular que internou o Branco Mello e um pouco da convivência em família dos membros da banda, inclusive algumas imagens da convivência entre as famílias deles.

O filme é feliz também em mostrar que, mesmo não sendo músicos virtuosos, os Titãs foram formados por oito cabeças pensantes e por músicos criativos e versáteis (alguns deles tocam vários instrumentos).


A parte musical é bem enxuta, concentrada no que o Branco deve ter considerado mais relevante, mas consegue traçar uma linha evolutiva na sonoridade dos Titãs, passando por vídeos dos músicos compondo, discutindo sobre as músicas, escolhendo as faixas do álbum, etc.
As participações em programas de auditório são históricas e engraçadas, de Bolinha a Sílvio Santos, passando pelo Chacrinha.
Os filmes em VHS não foram restaurados e apresentam pouca qualidade, mas nada que incomode.


Uma preciosidade para qualquer apreciador de música, fã ou não dos Titãs.
Visite o site do filme.

2 comentários:

Bruno disse...

Pelo visto, o filme só vai até o os anos 90, porque daí em diante, os Titãs certamente não têm mais nada para mostrar.

A propósito, a roda de pogo rolou quando o Sepultura subiu ao palco e se uniu à banda para tocar "Polícia". Mas cuidado, talvez não haja tanto mérito em ter participado deste evento. A banda que tocou depois foi o Poison... :-p

Ogro disse...

Obrigado por me lembrar que esses shows foram na mesma noite.
Me lembro vagamente do show do Poison. No final o vocalista Bret Michaels atirou uma Gibson Les Paul cor-de-rosa para o público.
O filme vai até o álbum "Como estão vocês?" de 2003, que é o penúltimo da banda.