quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Campanha presidencial 2010 (2)

O PT e Lula estão fazendo uma aposta arriscada. Ciro sai na frente dizendo ser candidato à presidência para tentar roubar intenções de voto de Serra e assim deixar Dilma em melhor situação nas pesquisas.
No entanto essas pesquisas são muito prematuras e o tiro pode sair pela culatra.
Se a campanha de Ciro Gomes o deixar na frente nas pesquisas, isso poderá inviabilizar a candidatura Dilma. Se achar que tem chances reais, Ciro não vai abrir mão de ser candidato.


Enquanto isso, Lula vai fazendo sua campanha com a Dilma a tiracolo, inaugurando obras e subindo em palanques com a Chefe da Casa Civil. O TSE está de olho, mas acho muito difícil alguém punir o presidente por fazer campanha fora de hora.
Serra tenta embarcar na mesma onda do Lula e começa a fazer viagens pelo país para preparar sua campanha. O tucano ainda vai ter que enfrentar a pressão interna de Aécio, mas deve sair candidato escolhido pelo partido.
O PMDB, partidão colcha de retalhos for hire, já fechou com Lula e deve definir Michel Temer como vice na chapa de Dilma.
Há ainda a lenda de que Ciro renunciaria à candidatura para apoiar Dilma, usando sua campanha apenas como manobra temporária para afetar Serra.
Os quatro candidatos relevantes até agora são: José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Ciro Gomes (PSB) e Dilma Roussef (PT). Acho que vai ficar nisso com mais um ou dois candidatos nanicos querendo capitalizar para a próxima eleição de síndico de seus condomínios.

Nenhum comentário: