quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Dirigível de chumbo vai decolar novamente

Os remanescentes da banda Led Zeppelin vão se reunir para tocar em Londres, no dia 26 de Novembro, para uns poucos 20 mil privilegiados.
Fica a pergunta no ar: vai ter turnê mundial? É claro que vai. Vão tocar no Brasil? Sim. No Rio? Provavelmente.
Vamos aos porquês.

(na Apoteose em 27 de Janeiro de 1996)

Page e Plant já tocaram no Rio há 11 anos atrás, executando canções do Led Zeppelin com uma roupagem acústica e orquestrada. O show foi um sucesso de público. Esse show foi um dos melhores shows da minha vida, com o melhor encerramento de todos que já vi. Todo mundo saiu da Apoteose com um sorriso no rosto, e nem tocaram Stairway To Heaven. O sorriso também estava no rosto dos músicos. Muita gente pode discordar, mas foi um show do Led Zeppelin, mesmo a banda intitulando-se Unledded.



O Rio corre o risco de não ver esse show, mas São Paulo não. Os empresários de música no Brasil são muito limitados. Não entendem nada do negócio. Veja o caso do The Who que teve turnê cancelada, mesmo sendo óbvio que seria um sucesso absurdamente estrondoso.
Led Zeppelin é bem maior que The Who, principalmente no Brasil. Lógico que estou comparando infinito e infinito mais 1. Mesmo assim os cariocas correm o risco de não verem um show do Led Zeppelin no Rio por conta da incompetência de empresários do show business.
A volta do Led Zeppelin é um alerta para bandas antigas que estão ainda na ativa. Uma primeira turnê do LZ certamente vai faturar mais que as turnês do Rolling Stones. Se lançarem material novo, um álbum novo, o que é pouco provável, podem vender milhões, bater recordes e tal. Coisa que os Stones não fazem há algumas décadas.
Outra banda que está parada há anos é o AC/DC. Tremendo gigante do rock'n roll que também tocou no Brasil pela segunda e última vez em 1996 (não tocou no Rio), outro grande show da minha vida.
Recentemente ventilaram que os Sex Pistols vão voltar (mais uma vez) e fazer shows. Estes são realmente uma banda menos popular, principalmente para o público brasileiro, mas ainda assim conseguiriam tocar para uns 15 mil espectadores aqui no Rio. Talvez um pouco mais em Sampa. Dependendo do formato e do preço do ingresso.

Vai ser duro esperar para ver o Zeppelin de novo, desta vez com o John Paul Jones no baixo. É algo que eu não esperava mais ver na vida. Enquanto isso vou me mantendo vivo.
"Verdugo, verdugo. Olha lá, Acho que vejo meus amigos chegando, cavalgando por muitas milhas. O que vocês trazem, amigos, para me livrar do cadafalso?"
O puro rock´n roll!
Quem viver verá.

Um comentário:

Bruno disse...

Nessas horas eu começo a me perguntar: e se saírem em turnê mundial sem passar pelo Brasil? Para onde irei viajar? Show imperdível.
Já tem gente criticando, chamando os caras de mercenários, torcendo contra... estou disposto a gastar meu rico dinheirinho para assistir esses velhinhos destilando puro rock 'n roll.