segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Haja saco!



Ouvi o novo álbum dos Titãs.
Em primeiro lugar deixem eu explicar minha relação com a música dessa banda.
Quando eles começaram a carreira no início da década de 80, não me agradaram. Eram pop demais para mim. Na época só o rock'n roll me interessava.
Uns dez anos depois comecei a gostar. Percebi a poesia e a inteligência crítica presentes em várias canções, muitas mesmo.
A banda seguiu em frente com algumas baixas importantes. Perdeu seus dois melhores compositores e também um guitarrista de maneira trágica. Hoje são "apenas" um quinteto.
O último álbum ainda com o Nando Reis na banda, A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana de 2001, já deixava claro que Nando estava fazendo uma música e os Titãs outra.
Veio o álbum Como Estão Vocês, bastante fraco se comparado ao restante da discografia da banda. Já mostrava uma falta de idéias.
Eu diria que a banda foi esvaziada de idéias, não só pela saída de componentes ao longo da carreira, mas principalemnte pela falta de foco dos integrantes. É compreensível. As pessoas desenvolvem outros interesses e uma banda de rock não parece mais uma coisa tão atraente aos 50 anos de idade quanto era aos 18.
Para não deixar de existir e prolongar sua sobrevida, a banda gravou um novo álbum: Sacos Plásticos.
Em uma palavra: desnecessário.


Tá... tô sendo muito duro. Vou quebrar o galho, afinal sou fã da banda.
Os Titãs se saem melhor quando puxam para o rock com guitarras mais pesadas no disco. Isso salva umas 2 ou 3 canções.
Fora isso são baladas e uns regaezinhos bobos.

Para não dizer que não falei de flores, a produção gráfica e sonora do disco é impecável.
Entre mortos e feridos salvam-se Amor por dinheiro, um pop-rock com a marca da banda, Antes de você, uma balada razoável, Não Espere Perfeição, pop-rock bem trabalhado e dançante. Problema é outro pop-rock, esse com a participação do Liminha na caneta.

As faixas:
1. Amor por dinheiro
2. Antes de você
3. Sacos plásticos
4. Porque eu sei que é amor
5. A estrada
6. Agoa eu vou sonhar
7. Quanto tempo
8. Deixa eu sangrar
9. Problema
10. Não espere perfeição
11. Quem vai salvar você do mundo
12. Múmias
13. Deixe eu entrar
14. Nem mais uma palavra

As faixas podem ser ouvidas parcialmente no site da banda. As fotos são de lá.

Triste constatar que uma banda que já foi vanguarda da música agora corre atrás para soar como as bandas de rock novas e vazias do Brasil. Pelo menos não viraram uma banda "emo" ainda.

A impressão que fica é que a banda tem que lançar um álbum, não importa se conseguiram juntar canções relevantes para mostrar ao público, que mais uma vez vai escutar uma ou duas faixas, duas ou três vezes nos programas da TV Globo e só.
Muito pouco para os velhos Titãs do Iê Iê Iê.

Um comentário:

Bruno disse...

Uma pergunta que me vem à cabeça: Será que eles próprios gostam do trabalho atual da banda?