segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010 - 1º Turno RJ

A eleição para governador do Rio ficou dentro do previsto.

Previsto por quem entende e acompanha a política há mais de 20 anos, porque se dependêssemos dos institutos de pesquisa para analisar a “tendência” do eleitorado, estaríamos ainda vivendo na Wonderland de Lewis Carroll.

Com a saída do ex-gorvernador, ex-prefeito e ex-croque Garotinho (referência a uma das poucas piadas ainda boas do Casseta e Planeta) da disputa pelo governo do Estado, Sérgio Cabral acabou herdando os votos dele. Garotinho correu para a Câmara dos Deputados, onde gozará de foro privilegiado por 4 anos, tempo suficiente para seus advogados conseguirem apagar os incêndios e as denúncias contra ele perderem força e sumirem do noticiário. Jogada de mestre.

Gabeira ficou com praticamente os mesmos votos que teve para prefeito, ou seja, metade dos votos da capital. A capital fluminense equivale a cerca de 40% do eleitorado do estado, o candidato do Partido Verde ficou com seus 20% esperados. Cabral e Garotinho deveriam dividor os 66% de votos, mas sem o segundo na disputa, Cabral levou tudo. Nunca foi tão fácil re-eleger um governador.

Para o Senado a coisa foi mais emocionante. O ex-deputado, ex-prefeito e ex-croque, César “Cidade da Música” Maia, saiu em segundo (?!?!) de acordo com os Institutos de Pesquisa (só rindo mesmo), atrás do senador Marcelo “Universal” Crivela, mas foi atropelado por Lindberg “do pó” Farias e Jorge “Godfather” Picciani, graças ao apoio maciço de Lula e Cabral aos dois. Lindberg disparou e terminou em primeiro, arrastando consigo o Picciani que quase passou o Crivela (Jesus não permitiu, aleluia!.. com ironia, por favor).

Bizarro mesmo é a eleição para deputados federal e estadual. Enquanto alguns deputados são eleitos com pouco mais de 10 mil votos, outros com mais de 30 mil ficam de fora... vai entender esse sistema eleitoral.
O mais engraçado é ver candidatos com 6, 7, 8 votos. Patético. O cara não tem nem 10 amigos pra votar nele??

A “surpresa” maior foi o resultado para Presidente do Brasil, José Serra conseguiu quase 33% dos votos enquanto que a candidata oficial ficou com 46%. Boa surpresa foi a Marina Silva que conseguiu 20% dos votos, um grande feito para a candidata do PV. Mais um fiasco para a conta dos institutos de pesquisa.

Teremos um segundo turno entre a petista Dilma, alavancada pelo presidente Lula, e o tucano Serra, renegado por seus pares do PSDB.

Se tivesse que apostar, apostaria na Dilma. All-In!

A grande vencedora continua sendo a democracia brasileira. Que permaneça assim.

Em tempo, o melhor slogan de campanha do Brasil: “Tiririca. Pior que tá não fica.” – deputado federal mais votado do Estado de São Paulo.

O mundo continua mau.

Nenhum comentário: