sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Piquet Jr. e a trapaça do Briatore

Antes de começar esse post preciso colocar uma coisa: pra mim é Deus no céu e Piquet no cockpit... hipoteticamente claro. Já que sou ateu e que Nelson Piquet, o tricampeão, já não pilota há quase duas décadas.

Um resumo rápido: no ano passado (2008), no GP de Cingapura, Nelson Piquet Jr. porrou seu Renault de propósito no muro para forçar a entrada do safety car e favorecer seu então companheiro de equipe, o bicampeão Fernando Alonso. A manobra foi planejada por Flavio Briatore, chefe da equipe Renault e executada sob suas ordens pelo segundo piloto da equipe, Piquet Jr.

Bom, até aí tudo bem ?!? Não.

Esse tipo de manobra acontece aos montes no automobilismo mundial. Na Indy Car, neguinho chega a estacionar o carro atravessado na saída do pit lane para forçar a bandeira amarela com safety car na pista.

Na F1 ainda não tínhamos chegado a tanto, pelo menos não assim tão descaradamente.

Já tivemos campeonatos decididos por manobras escusas. Prost batendo em Senna, Senna batendo em Prost, Schumacher batendo em Hill... outras manobras que contribuíram mais modestamente para ganhar um campeonato: Schumacher dando totozinho por trás em Senna, Schumacher reabastecendo sem filtro na mangueira de combustível, Schumacher forçando seu companheiro de equipe a entregar a primeira posição da corrida, Schumacher saindo dos boxes e jogando o carro contra seu companheiro de equipe... chega de Schumacher por enquanto senão esse post vai estourar o limite de caracteres.

O que rolou no GP de Cingapura em 2008 foi tão escandaloso que muitos se recusaram a acreditar.
O próprio Piquet (o tricampeão, pai do piloto envolvido na falcatrua) chegou a informar à FIA, durante o GP do Brasil naquele mesmo ano, que havia ocorrido uma trapaça envolvendo seu filho, piloto da Renault.

Piquet Jr. fez o que dezenas de outros pilotos antes dele fizeram. Seguiu as ordens do chefe e praticou uma ação questionável do ponto de vista esportivo. Não é?
Não é.
Piquet Jr. cruzou a linha entre uma manobra suja e uma vigarice que pôs em risco a integridade física de todos os participantes do GP.
De acordo com seu pai, Piquet Jr. está arrependido de ter executado a manobra escusa de bater o carro no muro de propósito. Já estava arrependido no ano passado, logo depois de executá-la.
Com o apoio do pai, denunciou a manobra e seu mentor, o chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, o mesmo que havia retirado os filtros da mangueira de combustível da Benetton para favorecer Michael Schumacher em 1994, além de esconder equipamento de controle de tração proibido. Isso valeu o primeiro título da equipe Benetton e de Michael Schumacher.
Não estou querendo crucificar o Schumacher, apesar dele merecer por ser o piloto mais sujo (e mais rápido) que eu já vi correr, mas apenas ilustrar como o Briatore é desonesto.
O acidente provocado intencionalmente por Piquet Jr. foi arquitetado por Briatore e executado sob a coordenação do engenheiro chefe da equipe Renault, Pat Symonds. Ambos deixaram a equipe que decidiu não contestar a acusação feita por Piquet e Piquet Jr.

A FIA está analisando e julgará o caso em breve.

Profetizo o seguinte veredicto:
1- A Renault será punida com multa, mas não perderá pontos do campeonato de 2008.
2- Fernando Alonso não será punido e manterá os pontos e a vitória no GP de Cingapura 2008.
3- A Renault continuará na F1 no ano que vem com uma nova dupla de pilotos. É possível que tragam o tetracampeão Alan Prost para dirigir a equipe.
4- Piquet Jr. será punido com multa (talvez nem isso), mas conseguirá um carro de uma equipe novata para pilotar em 2010, enquanto aguarda seu pai montar uma equipe de F1, talvez para 2012.
5- Briatore e Symonds serão banidos da F1.

Portanto, não acredito em pizza pois a F1 precisa solidificar sua credibilidade abalada pelos últimos escândalos.
Veja um outro ângulo da história aqui.
No ano que vem tem o Massa de volta na Ferrari, que é o que realmente importa para nós.

Enquanto isso o jeito é torcer pelo Barrichello.
Vencendo ele ou o Button, será o título da superação e estará em boas mãos.
PS: Descobri que o nome do piloto não é Piquet Jr. O pai é Nélson Piquet Souto Maior e ele é Nélson Ângelo Tamsma Piquet Souto Maior. Vou deixar como "licença poética" porque me recuso a chamar um piloto de Fórmula 1 pelo primeiro nome e muito menos com apelido de "inho".

5 comentários:

Roney Costa disse...

Yuri

Acho que o caso é muito sério, devendo haver muito mais repercussão do que a mídia explana.

Não entendo e não quero entender o que é a F1. Só sei que o Senna era fod..., o Barrichelo e um merd... e Nelsinho Piquet é um ex-babaca arrependido... Isso existe?

Sds

Bruno disse...

Cara, discordo um pouco. Acho que só foi mais uma tramóia na F1.

E também acho difícil ele retornar em uma outra equipe que não seja do pai dele.

Ogro disse...

Roney,

Acho que o Tony Kanaan, piloto da Indy Car, definiu bem a situação. O Nelson Piquet Jr. fez o que qualquer um na situação dele faria. É absolutamente errado e ele vai sempre viver com essa mancha. Isso se conseguir permanecer na carreira de piloto de corridas.

Ogro disse...

Para lembrar dos áureos tempos da F1, eis uma matéria que mostra a diferença entre 'pilotos' e 'corredores'.
http://www.gptotal.com.br/2005/Colunas/Eduardo/20090817.asp

Ogro disse...

Parece que acertei 90% com aminha profecia.
A Renault ganhou uma penalização moral apenas, sem multa e sem perda dos pontos, tipo "ai, ai, ai. não faça mais isso!". Pat Symonds foi suspenso por 5 anos apenas e não banido. O resto eu acertei.
O mundo é mau.